7 dicas essenciais para quem vai viajar

Você sabe quais os cuidados que deve ter ao viajar de carro? As precauções começam antes mesmo de sair de casa, no planejamento. Todos os cuidados são necessários para quem quer se divertir sem se preocupar com imprevistos, garantindo o bem-estar de todos. Pensando nisso, reunimos 7 dicas para uma viagem tranquila:

Viagem de carro: É importantíssimo saber qual é o estado do automóvel antes de pegar a estrada. A manutenção preventiva evita colocar a vida de todos em risco e não se resume à checagem de óleo e pneus em cima da hora. Hoje, existem no mercado dispositivos como o Engie que mostra se há problemas no motor, na bateria, na eficiência do combustível ou outros tipos de falhas. Além disso, ajuda a encontrar oficinas mecânicas próximas pelo aplicativo para celular — ideal para quem viaja e não conhece os mecânicos da cidade. O produto é vendido pelo site https://engieapp.com/pt e o app está disponível para download na App Store e no Google Play.

Kit de primeiros socorros e remédios: O kit pode variar de acordo com as condições e o clima. O ideal é levar a quantidade de medicamentos para cobrir um pouco além do tempo de viagem, porque imprevistos sempre podem acontecer.

Kit básico: No caso de viajar para uma área com farmácias e produtos de fácil acesso, o kit pode ser mais simples, como um bom protetor solar, repelente de insetos, termômetro, antitérmicos, analgésicos simples etc.

Kit completo: Se a viagem for para áreas mais remotas, é melhor consultar um médico para indicação de produtos necessários, como antibióticos, repositor de flora intestinal, antialérgico, laxante ou comprimidos de purificação de água etc.

Pedágios e gastos com combustível: É muito importante saber o quanto você irá gastar com pedágios, lembrando que nem todas aceitam cartão e só recebem o pagamento em espécie. Se não tiver dinheiro suficiente, algumas concessionárias emitem boleto para pagamento no banco ou aplicam até multa. Para que isso não ocorra, recomendamos checar o site Tarifas de Pedágio Ele traça a rota, indica a quantidade de pedágios e os valores a serem pagos, divide o valor pela quantidade de pessoas no carro, mostra a duração e a quilometragem da viagem, além de dar uma estimativa de quanto combustível vai precisar.

Verifique as leis de trânsito de cada país: Se sua viagem começa no Brasil e vai até países vizinhos, é bom checar as leis de trânsito e o que pode e o que não pode ser feito quando o assunto é direção. As regras podem ser até semelhantes, mas não querem dizer que são iguais — e ninguém quer ser parado por um policial em outro país.

Número de emergência em mão: Além dos números básicos de emergência como polícia, bombeiro e ambulância, tenha em mãos os contatos do seguro do automóvel, que em caso de acidentes pode dar suporte até mesmo com o transporte de volta. Além disso, mantenha na carteira anotações sobre o seu tipo sanguíneo e se é alérgico a algum remédio. Esses dados podem lhe ajudar em caso de emergências.