Resolução de imagem em CFTV

A evolução da tecnologia das câmeras de segurança ao longo das últimas décadas trouxe ao mercado equipamentos com diferenças na resolução de imagem. Mas o que isso quer dizer? Significa que hoje podemos encontrar produtos para CFTV (Circuito Fechado de Televisão) que oferecem maior qualidade e definição de imagem, podendo capturar pequenos detalhes em grandes áreas de cobertura.

E isso é um diferencial e tanto para o mercado de segurança. Poder contar com equipamentos que oferecem altíssima resolução de imagem faz toda a diferença. Tem dúvidas sobre o assunto? Sem problemas! Esse artigo vai te ajudar a entender as várias tecnologias disponíveis – HD, Full HD, 4MP e 4K (Ultra HD) – e suas características.

A resolução de imagem do HD ao 4K
De forma resumida, a resolução de uma câmera é medida pela quantidade de linhas e pixels que o equipamento usa para formar as imagens. Então, quanto maior esse número, mais nítidas elas são. Além de fornecer mais detalhes, as câmeras de grande resolução também oferecem mais angulação, cobrindo áreas maiores em relação às tecnologias antecessoras, ou seja, são necessários menos equipamentos para proteger o espaço.

HD
A resolução HD é de 720p. Nesses equipamentos, temos uma imagem que contém 1280 pixels de largura por 720 pixels de altura. Assim, as imagens HD fornecem 1 megapixel (1MP) de resolução.

Câmeras HD podem ser utilizadas em sistemas com sinal analógico (mas com gravação digital) ou IP (por cabos de rede ou Wi-Fi), e seu alcance médio e o nível de detalhes oferecidos não são grandes. Seu uso mais comum é residencial, em áreas internas e externas, em que não é necessário utilizar muito zoom nem cobrir grandes espaços, e também por ter um custo mais baixo em relação às demais.

Full HD
Evolução do HD, as câmeras de vigilância Full HD transmitem imagens de 1920 x 1080 pixels. Isso significa que tem resolução de 1080p ou 2MP. Também podem ser usadas em sistemas com sinal analógico ou IP, cobrindo áreas mais amplas e com um nível bem mais alto de detalhes.

Em áreas internas e externas de residências ou empresas, por exemplo, as câmeras Full HD podem identificar maiores detalhes contidos na cena, como exemplo o rosto da pessoa.

4MP
Seguindo a linha da evolução da tecnologia, tivemos outro salto de qualidade com a resolução de imagem 4MP. As chamadas câmeras 4 mega, tem 2688 x 1520 pixels. Já oferecem cobertura e detalhamento muito maior para as imagens, sendo uma solução mais voltada para grandes empresas, shoppings, supermercados, entre outros. Podem ser usadas em sistemas com sinal analógico ou IP.

4K (Ultra HD)
A tecnologia 4K ou Ultra HD é a mais avançada em termos de resolução de imagem. É a que apresenta a maior densidade de pixels (8MP), deixando a imagem em altíssima qualidade – mais nítidas, brilhantes e com variação de cores e contrastes – para reconhecer pequenos detalhes.

As câmeras 4K têm quatro vezes mais resolução que as Full HD. Uma pessoa suspeita, por exemplo, mesmo tendo a imagem capturada de longe, pode ser reconhecida por detalhes da pele, tatuagem, cabelos e roupa, difíceis (ou até impossíveis) de serem notados a olho “nu” e em resoluções inferiores.

Vale ressaltar que no mercado de CFTV existem outros tipos de resolução como a 1.3, a 3, a 5 e a 12 megapixels, entretanto as mais conhecidas e difundidas no mercado brasileiro são as destacadas acima. Além disso, há outros fatores que influenciam na obtenção de uma melhor resolução de imagem, como zoom (speed dome), funções inteligentes, menu OSD, entre outros.