Cuidados no trânsito durante o frio!

É importante limpar o para-brisa, janelas e os faróis dianteiros e traseiros. Conseguir visualizar os outros veículos e ser visto é essencial. Isso vale também para quando os vidros ficam embaçados.

Devido às temperaturas baixas, os vidros (gelados) costumam ficar fechados e há pouca circulação de ar. Por isso, é preciso ligar o ar-condicionado no quente e aguardar as gotas se evaporarem.

O frio também exige mais da bateria. Caso o carro demore a ligar, é um sinal que uma troca pode ser necessária. Se a bateria falhar, é preciso recarregá-la por 24 horas por meio de carga lenta.

Outro aparelho afetado são as palhetas dos limpadores de borracha, que ressecam devido à falta de umidade. Elas devem ser trocadas a cada três meses. Para ajudar na limpeza e deslizamento no vidro, pode-se misturar um pouco de detergente neutro na água do reservatório.

Como evitar acidentes
Em primeiro lugar, é preciso fazer um check-up no veículo, verificar se os pneus estão em boas condições e se a calibragem está adequada, sem esquecer-se do estepe. Quando houver neblina ou cerração, dirija devagar e com os faróis ligados. Caso houver fluxo intenso de trânsito, aumente a distância do automóvel da frente.