Previna-se contra a gripe H1N1!

O vírus H1N1 surgiu antes da hora e é hora de se prevenir para evitar a proliferação da doença. A gripe que ocorre normalmente no fim do outono até o início da primavera é altamente contagiosa e, em alguns casos, pode causar complicações e até levar a morte.

Diferente de um resfriado comum, a disseminação da gripe ocorre pelo contato direto entre pessoas, ou seja, o vírus H1N1 se dissemina por via aérea ou por meio de partículas de saliva e de secreções das vias respiratórias. E para evitar o contágio, a higiene é o foco principal!

Semelhantes aos sintomas causados por outros vírus, a gripe H1N1 requer cuidados especiais. Então fique atento em caso de febre alta repentina, acima de 38º e 39º, dor muscular, de cabeça, de garganta, nas articulações. Irritação nos olhos, tosse, coriza e cansaço constante também devem ter atenção redobrada. Em alguns casos, há a possibilidade de ocorrer vômitos e diarreia.

Quer saber como se proteger contra a infecção ou evitar a transmissão do vírus? Veja algumas recomendações abaixo.

- Lave frequentemente as mãos com bastante água e sabão ou use produtos à base de álcool para desinfetá-las;
- Use lenços descartáveis usados para cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar, e lembre-se sempre de jogá-los fora;
- Evite aglomerações ou contato com pessoas infectadas;
- Não leve as mãos aos olhos, boca ou nariz depois de ter tocado em objetos de uso coletivo;
- Não compartilhe copos, talheres ou objetos de uso pessoal;
- Evite viagens para os lugares onde há casos registrados da doença;
- E o mais importante: procure sempre assistência médica ao menor sintoma da gripe ou de qualquer doença que possa ser confunda com a infecção pelo vírus da H1N1.