Dicas de segurança em viagens

ANTES DE IR VIAJAR

– Não passe informações da sua viagem (local, data de saída e data de chegada) para estranhos ou serviçais, principalmente pelas redes sociais. Informe apenas pessoa da sua confiança.
– Se possível, peça para uma pessoa de sua confiança recolher as correspondências, jornais e até os dejetos de cachorro se houver, verificar movimentos estranhos de pessoas rondando a residência.
– Se possível, instale um aparelho de fotocélula para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, respectivamente.
– Em condomínios fechados ou edifícios não deixe as chaves na portaria.

EM RODOVIÁRIAS E AEROPORTOS

– Utilize somente táxis credenciados.
– Cuidado com homens ou mulheres que se aproximam para fazer perguntas. O ato pode ter como objetivo apenas provocar sua distração. Fale sem deixar de vigiar sua bagagem.
– Procure trocar o dinheiro somente em casas de câmbio ou bancos autorizados e, se possível, não o faça nas rodoviárias ou aeroportos.
– Não exiba grandes quantidades de dinheiro, tablets, relógio ou joias, pois despertam a atenção e o interesse dos ladrões.
– Evite carregar passaporte e cheques de viagem, e em caso de extravio comunique imediatamente a polícia.
– Normalmente as malas são muitas, então, não as perca de vista nem por um minuto.
– Use etiquetas grandes e/ou coloridas que permitam a fácil identificação de suas malas nas esteiras ou balcões de entrega, evitando assim a perda dos seus pertences ou lhe traga facilidade para identificá-los, caso tenha perdido.
– Não se descuide das bagagens de mão dentro do ônibus ou avião, fique sempre atento.
– Em ônibus com poucos passageiros prefira ficar próximo ao motorista ou ao cobrador.
– Se estiver com crianças: alerta dobrado! Elas costumam ficar impacientes enquanto esperam e a qualquer descuido do responsável elas podem se perder ou mesmo serem sequestradas.

COM CELULARES

– Atender o celular em locais público, deixa o usuário distraído e, ao mesmo tempo, vulnerável.
– Não use celular na cintura e/ou em bolsos, pois permite que os assaltantes possam furtá-lo com facilidade.
– Para evitar chamar atenção, coloque seu aparelho no modo vibratório ou silencioso.
– Nunca o deixe o celular à mostra.
– Não deixe seu celular sobre mesas, balcões e cadeiras de restaurantes ou lojas, pois os meliantes aproveitam qualquer descuido para furtá-los.