Dicas para alugar carro em viagens

Poder alterar o roteiro, otimizar o tempo, fazer uma "road trip", ou simplesmente por comodidade. São vários os motivos que levam muitas pessoas a optarem por alugar um carro durante as viagens. No entanto, apesar do advento maciço das locadoras, muitos viajantes ainda têm um pé atrás na hora da contratação, sobretudo os motoristas de primeira viagem. Dúvidas são comuns, e ainda servem de empecilio para muita gente utilizar estes serviços.

No Brasil, para se alugar um carro, é preciso ser maior de 21 anos e ter a carteira nacional de habilitação há, pelo menos, dois anos. Algumas empresas já aceitam motoristas com menos de 21 anos de idade, mas exigem a contratação de um seguro especial para esta faixa etária. As exigências variam de acordo com o país, mas com pequenas medidas, é possível se prevenir de problemas e aproveitar toda a comodidade que um automóvel pode lhe trazer durante a viagem.

Por isso, confira algumas dicas que farão você se sentir mais seguro na hora de alugar o carro.

- Primeiramente, é importante saber as leis de trânsito do país de destino. Em muitos lugares há um tempo mínimo exigido de experiência para poder trafegar com a carteira brasileira. Na Itália, por exemplo, é obrigatório ter mais de um ano de habilitação no país de origem. Nos Estados Unidos, dois.

- Verifique se o país de seu destino (em caso de viagens internacionais) aceita a CNH brasileira. Caso contrário, você pode tirar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no próprio Detran de seu estado. O documento é aceito em mais de cem países.

- Calcule os gastos com combustível.

- Calcule a quilometragem média que pretende percorrer. Em caso de longos trajetos, o plano de quilometragem livre pode ser mais vantajoso;

- Cadastre todos os motoristas que pretendem dirigir. Os seguros cobrem apenas pessoas cadastradas, e isso evita qualquer problema, como o caso de algum guarda pedir os documentos do carro.

- Faça a reserva com antecedência, antes mesmo da viagem. A chance de economizar desta forma é maior.

- Cheque todos os itens do carro. Da lataria aos pneus, dos bancos às peças menores. Seja exigente, pois qualquer problema posterior pode lhe causar transtornos;

- Escolha sempre o seguro total do veículo. Ele irá te proteger de possíveis prejuízos em caso de roubo, furto, incêndio , colisão ou danos contra terceiros. Na maioria das vezes, o seguro incluso nas diárias (pacote "all inclusive") oferece apenas opções mais básicas, e você pode nem perceber isso;

- Confie mais em placas de trânsito do que no GPS. As vias costumam alterar de mão com certa frequência e o aparelho pode estar desatualizado.

- Não se contente apenas com os seguros do seu cartão de crédito. Eles também costumam oferecer planos básicos.

- Compare os preços das locadoras. Antes de entrar na primeira loja e sair alugando o primeiro carro que vir, pesquise o preço.

- Antes de alugar o carro, pesquise sobre o destino que pretende ir. Em grandes metrópoles, como São Paulo, Nova York e Paris, andar de carro pode ser uma grande furada. Estas cidades são muito bem servidas de transporte público e possuem um trânsito quase sempre caótico.

- Prefira devolver o veículo na mesma loja que pegou. As empresas costumam cobrar taxas em caso de devolução em outra sucursal. Caso seja inevitável, pergunte a tarifa com antecedência.

- Fique atento ao horário de devolução. As empresas cobram horas extras em caso de atraso.

- Devolva o carro com o tanque cheio. As locadoras cobram para encher o tanque na hora da devolução, com preços bem mais caros que os praticados nos postos.